08
de abril sexta-feira- Waldemar – Microvip – internet redes
sociais -
5.1
SUGESTOES DE CONTEÚDOS E ATIVIDADES
Vale destacar que o
sucesso de uma proposta como essa exige esforço integrado de todos
os professores, coordenadores e demais profissionais da educação,
por meio de métodos interativos, integrados ao currículo, e que
valorizem a saúde e promovam a cultura da paz.
A - LINGUA
PORTUGUESA
- Elaboração de redações e poesias com essa
temática,
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: propor que os alunos
façam uma redação com essa temática. Ou, então, dividir a sala
e pedir que cada grupo elabore um programa de rádio que pode
abordar: noticias e informações sobre problemas de saúde e
acidentes de trânsito por causa de bebida. Pedir aos alunos que
façam uma redação e uma apresentação que fale sobre hábitos
alimentares inadequados que podem levar ao desenvolvimento de
distúrbios alimentares, obesidade, desnutrição, anemias, doenças
bucais (como cárie e doença periodontal), e ainda agravar quadros
de hipertensão arterial.
B - MATEMÁTICA
- Organizar
gráficos com números de acidentes de trânsito e consumo de
álcool;
- Organizar tabelas com dados de ocorrências policiais
nos dias de festas e feriados.
- Identificar os alimentos
disponíveis na comunidade e seu valor nutricional;
- Calcular a
quantidade de calorias na refeição (café da manhã, almoço
etc.);
- Fazer cálculos do IMC (Índice de Massa Corpórea) e do
IAC (Índice de Adiposidade Corpórea).
SUGESTÃO DE
ATIVIDADE: organizar uma visita ao estabelecimento de saúde para
que os estudantes vejam a quantidade de pessoas vítimas de
acidentes domésticos (queimaduras, choques elétricos etc.) ou por
acidentes de trânsito. O professor pode também desenvolver uma
atividade com a participação de um Policial Militar para tratar
sobre normas básicas de segurança no manejo de instrumentos, no
trânsito e na prática de atividades físicas. Após isso, o
professor pode trabalhar os dados usando gráficos, tabelas e
cálculos diversos.
C - CIÊNCIAS
-
- Plantas e animais
perigosos ao Homem;
- Produção de remédios;
- Produção de
vacinas e soros;
- Males do consumo excessivo de remédios;
-
Males do consumo de drogas;
- Risco do consumo de álcool e
cigarro durante a gravidez;
- Doenças sexualmente transmissíveis
(DST) e AIDS;
- Doenças crônicas como diabetes e hipertensão
arterial e câncer;
- Meio Ambiente e melhoria da qualidade de
vida e saúde.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: Preparar uma
apresentação que compare os brinquedos modernos (Videogame,
computador etc.) e os jogos e brincadeiras populares (amarelinha,
pular corda, jogar peteca etc.), fazendo uma relação entre
sedentarismo, obesidade e outros problemas. Convidar um
representante da Prefeitura para falar sobre o trabalho de coleta de
lixo da cidade, e posteriormente fazer uma visita ao Aterro
Sanitário e à Cooperativa de reciclagem de latinhas e papelão.
Organizar uma avaliação nutricional do cardápio da merenda
escolar.
E - HISTÓRIA
- História da produção de
medicamentos;
- Epidemias e pandemias na história da
humanidade;
- Doenças nas civilizações antigas (gregos,
romanos, babilônios, egípcios etc.);
- Doenças associadas à
falta de higiene no trato com alimentos: intoxicações, verminoses,
diarreias e desidratação; medidas simples de prevenção e
tratamento;
- História da Medicina no Brasil.
SUGESTÃO
DE ATIVIDADE: Dividir a sala em grupos e pedir aos alunos para
organizarem demonstrações de uso dos métodos de avaliação do
IMC (Índice de Massa Corporal) e do IAC (Índice de Adiposidade
Corporal). O professor pode organizar também uma visita à APAE ou
Asilo para tratar na prática da solidariedade diante dos problemas
e necessidades de saúde dos demais, por meio de atitudes de ajuda e
proteção a pessoas portadoras de deficiências e a doentes.
Organizar uma dinâmica para avaliar a saúde bucal, passando dicas
e conselhos sobre escovação, uso do fio dental e tratamentos
ortodônticos.
F - GEOGRAFIA
- Relação entre doença e
cultura;
- Medicina ocidental x medicina oriental;
- Tipos de
doenças em relação ao gênero, faixa etária e raças;
-
Doenças e condições socioeconômicas;
- Doenças
ocupacionais;
- Patentes de medicamentos e biopirataria;
- O
trabalho da Organização Mundial de Saúde (OMS).
SUGESTÃO
DE ATIVIDADE: Propor que os alunos façam vídeos com o uso de
celulares e maquinas fotográficas digitais abordando a temática
“Saúde e Doenças”. Essa atividade pode ser feita em grupo ou
individualmente, e cada aluno pode registrar sua experiência
familiar, na sua comunidade, em visita a uma instituição publica,
Igreja etc. Além disso, o professor pode organizar uma visita à
“Companhia de Saneamento” para falar sobre o tratamento de água
e esgoto da cidade. Realizar uma atividade de exploração da
“Caderneta de Vacinação” de crianças, mulheres gestantes e
adultos. Vale ressaltar que os estudantes do Ensino Fundamental e
Médio, por exemplo, devem estar vacinados contra a Hepatite B.
G
– INGLÊS
- tradução de textos com a temática “saúde”;
-
traduzir e comparar letras de músicas que falam de problemas de
saúde física e mental;
- propor aos alunos que pesquisem
artistas e músicos de língua inglesa que tiveram problemas com
AIDS e com abuso de remédios, álcool e drogas.
SUGESTÃO DE
ATIVIDADE: Sugerir que os alunos tragam letras de música de
diversos estilos que falem de “doenças” e “vida saudável”.
Além disso, os alunos podem fazer entrevistas em casa, consultando
familiares e vizinhos sobre o uso de plantas caseiras no tratamento
de doenças. Outra opção interessante é pedir que os estudantes
visitem feiras para pesquisar nas barraquinhas o comércio de
produtos da flora (folhas, flores, seiva, raízes etc.) de uso
tradicional na medicina popular.
H - EDUCAÇÃO FÍSICA
-
Adoção de postura física adequada na sala de aula e na prática
de esportes;
- Doping nos esportes nacionais e internacionais;
-
Prejuízos do uso de anabolizantes;
- Prejuízos do sedentarismo
para a vida dos alunos.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: propor aos
alunos pesquisas com entrevistas e aplicação de questionários em
academias e clubes para identificar a dieta, a suplementação
alimentar e a prática de esportes. Outra sugestão é organizar um
passeio ciclístico no “Dia Mundial Sem Carro”, ou uma blitz
educativa no “Dia Mundial Sem Tabaco” com distribuição de
panfletos e adesivos.
I - ENSINO RELIGIOSO
- a visão das
religiões sobre as doenças;
- o papel das igrejas no apoio aos
usuários de álcool e drogas.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: Pedir
aos alunos que façam uma apresentação para demonstrar como os
problemas auditivos e oftalmológicos podem afetar o aprendizado.
Esse trabalho pode contar com casos reais ou fictícios. Se algum
estudante apresentar alguma suspeita de alteração na capacidade
visual ou auditiva, deve ser encaminhado à unidade Saúde da
Família. O objetivo é garantir aos estudantes que necessitem, o
mais cedo possível, o acesso ao uso de óculos ou de aparelhos de
audição.
J - ARTES
- Desenhos com a temática vida
saudável;
- Compor músicas, no estilo “hip hop” ou “repente
do nordeste”.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: convidar um “Bombeiro
Militar” para um evento com a presença de pais e responsáveis
para falar medidas simples de primeiros socorros diante de:
escoriações e contusões, convulsões, mordidas de animais,
queimaduras, desmaios, picadas de insetos, torções e fraturas,
afogamento, intoxicações, câimbras, febre, choque elétrico,
sangramento nasal, diarreia e vômito, acidentes de trânsito e
acidentes domésticos.
6. RECURSOS UTILIZADOS
6.1
RECURSOS HUMANOS
- Equipe pedagógica da Escola;
- Equipe
administrativa da Escola;
- Representantes da Secretaria
Municipal de Saúde;
- Representantes do Conselho Tutelar e
demais Conselhos Municipais;
- Profissionais das Rádios, Jornais
Locais;
6.2 RECURSOS MATERIAIS
- Material didático:
papéis variados, lápis de cor, pincel, tinta guache, tinta
plástica de cores variadas, isopor, cartolina, TNT, cola branca,
fita adesiva, tesoura, cola gliter, etc.;
- Spray de cores
diversas;
- Aparelho de Data Show e computador portátil;
-
Equipamento de som, com caixas e microfone;
- Aparelho de DVD e
televisor tela plana;
7. AVALIAÇÃO DAS AÇÕES
DESENVOLVIDAS
A avaliação do “Projeto Saúde na Escola”
irá ocorrer em todas as fases, desde seu início com os contatos e
sensibilização dos parceiros, até a execução propriamente dita,
que ocorrerá dentro da Unidade Escolar, e que conforme esperamos
chegará a outros locais de nossa comunidade, principalmente, no
ambiente familiar dos alunos e funcionários da Escola.
Os alunos
serão observados durante todo o “Projeto Saúde na Escola”,
através da observação do interesse, participação, realização
das atividades, orais, escritas e práticas. Os conteúdos
explorados também serão analisados pelos trabalhos aplicadas em
sala de aula no decorrer do projeto.
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